JavaScript está desativado. Algumas funcionalidades podem não funcionar corretamente.

“Não se pode falar em turismo sem pensar em sustentabilidade e inovação”, Marina Figueiredo

Marina em frente a parede vermelha com a marca SÃO PAULO É TUDO DE BOM em branco. Marina está sorrindo, com os braços à frente do corpo e veste uma blusa preta

Marina Figueiredo, Vice-Presidente do Conselho Curador do VSPCB.

EmDiaCom

 

Entrevista: Marina Figueiredo

 

Marina Figueiredo é presidente-executiva da Braztoa – Associação Brasileira dos Operadores de Turismo e acaba de ser eleita uma das vice-presidentes do Conselho Curador do Visite São Paulo Convention Bureau. Nessa entrevista, ela destaca o papel fundamental do VSPCB na captação de eventos e no fomento ao turismo e ressalta a importância do associativismo, que “economiza tempo, recursos e esforços, ampliando as possibilidades de negócios e oportunidades”.

EmDiaCom: Em sua opinião, qual é a importância do trabalho da entidade na captação de eventos, capacitação e promoção de destino?

Marina Figueiredo: É uma honra fazer parte do conselho curador. Já colaboramos com o VSPCB há tempos, mas agora assumo uma posição estratégica e consultiva. Estou muito feliz com a oportunidade. Reconheço o papel fundamental da entidade na captação de eventos e no fomento ao turismo em São Paulo. O trabalho excepcional realizado nos últimos anos, com resultados comprovados, destaca São Paulo como um dos principais destinos turísticos, não só para negócios, mas também para lazer.

EmDiaCom: Com sua vasta experiência no setor de turismo, especialmente na estruturação de destinos e roteiros, como pretende contribuir para as diretrizes estratégicas do Conselho Curador do VSPCB?

MF: Nossa bagagem e experiência podem ser um diferencial por meio da entidade, com seus 35 anos de atuação na conexão de mercado, desenvolvimento de destinos e turismo sustentável, ou da minha experiência pessoal de 25 anos em operadora, criando roteiros e destinos. Acredito que podemos agregar valor com conhecimento, troca de informações e inteligência estratégica de dados.

EmDiaCom: A sustentabilidade e a inovação são pilares do seu trabalho. De que forma esses conceitos podem ser incorporados na promoção de São Paulo como destino turístico, especialmente no contexto do VSPCB?

MF: Hoje, é impossível falar de turismo sem considerar sustentabilidade e inovação. Quem ignora essas tendências está fora do mercado e das necessidades globais. A Braztoa prioriza esses dois pilares faz tempo: sustentabilidade, com 20 anos de atuação estruturada, e inovação, fortalecida recentemente com diversas ações. São Paulo é referência em inovação, um destino que inspira outros. A sustentabilidade também se consolida como compromisso na cidade. São Paulo sempre liderou discussões no País, servindo de modelo e inspiração para impulsionar boas práticas.

EmDiaCom: Como vice-presidente do Conselho Curador do Visite São Paulo Convention Bureau, de que forma pretende fortalecer a conexão entre parceiros institucionais e demais agentes do setor para promover um turismo mais sustentável, competitivo e atrativo na capital paulista?

MF: O primeiro passo será trocar experiências, compartilhando boas práticas e ações, buscando sinergia. Mesmo acompanhando o trabalho da entidade, estar dentro é diferente. Preciso entender a fundo a essência e estratégia, suas ações planejadas para este ano, e como podemos contribuir. Refletir, compartilhar boas práticas, trazer um olhar de mercado e do Brasil, e provocar discussões são formas de oxigenar, especialmente em momentos de mudança.

EmDiaCom: Quais são essas boas práticas adotadas pela Braztoa?

MF: Temos o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade há 13 anos. Pioneiro no mundo e reconhecido pela Organização Mundial do Turismo, tem apoio do Ministério do Turismo e da Embratur, sendo referência nacional. Ele é um dos únicos no mundo dedicados exclusivamente à sustentabilidade no turismo. Em 2024, São Paulo foi o estado com mais iniciativas inscritas. Temos um repositório de boas práticas de entidades e empresas, que podemos compartilhar. Além disso, a Braztoa realiza estudos sobre tendências no Brasil, que diferem das internacionais. Acabamos de lançar a terceira edição de um estudo sobre as ‘oportunidades emergentes’ no turismo brasileiro, identificando viagens e experiências com alto potencial de crescimento.

EmDiaCom: São Paulo é um destino dinâmico e multifacetado, com grande potencial para o turismo de negócios e lazer. Quais ações estratégicas você acredita serem prioritárias para tornar a cidade ainda mais competitiva no cenário nacional e internacional?

MF: Preciso me focar no turismo de lazer em São Paulo, área de maior atuação dos operadores. No turismo de negócios, São Paulo é líder indiscutível no Brasil e referência mundial. Mas, por muito tempo, o lazer não era visto como forte na cidade. Em 2023, São Paulo surpreendeu ao liderar o ranking de destinos de lazer mais vendidos pelas operadoras Braztoa, superando o Nordeste. É preciso fortalecer essa percepção de São Paulo como destino de lazer, destacando suas experiências, como a gastronomia, cultura e outras.

Marina Figueiredo assinando a ata da Assembleia como novo membro do Conselho Curador

Marina Figueiredo durante Assembleia do Conselho de Curador do VSPCB.

EmDiaCom: Em sua visão, qual é o papel do associativismo no crescimento e na representatividade do VSPCB? E de que forma, por exemplo, a união entre os associados pode impulsionar iniciativas que beneficiem o setor como um todo?

MF: Como entidade, buscamos ser uma voz unificada dos associados, representando, defendendo e criando ambientes competitivos de negócio e, principalmente, criando oportunidades e conexões. Da mesma forma, ao pensarmos no VSPCB, essa união é essencial para alinhar objetivos e posicionamentos. O associativismo economiza tempo, recursos e esforço, ampliando as possibilidades de negócios e oportunidades.

EmDiaCom: Como a Braztoa, uma entidade que reúne as mais diversas empresas de operação, agenciamento de viagens e representação de serviços turísticos, pode trabalhar em sinergia com o VSPCB na captação e apoio aos eventos em SP.

MF: Podemos contribuir com eventos esportivos e de entretenimento, que foram destaque no Braztoa 2023. Os operadores podem validar o caminho de São Paulo na captação desses eventos. Apresentar São Paulo como a principal cidade emissora de turismo do País, com o maior número de operadores brasileiros e 11,8 milhões de embarques em 2023, reforça a capacidade de operacionalização e receptividade. Essa força pode auxiliar na captação de grandes eventos. O objetivo é atrair turistas que consumam, transitem e vivenciem a cidade. O suporte dos operadores permite transformar os eventos em experiência turística com alternativas.