POSTS RECENTES

janeiro 25

ABEAR e Visite São Paulo promovem a capital paulista em seu aniversário de 469 anos

CONTINUE LENDO
janeiro 24

Homenagem ao Aniversário de São Paulo

CONTINUE LENDO
janeiro 23

Visite São Paulo inicia a promoção internacional durante a FITUR 2023

CONTINUE LENDO

Relacionamento

24 janeiro 2023

Nenhum comentário

Início Imprensa

Homenagem ao Aniversário de São Paulo

Homenagem ao Aniversário de São Paulo

São Paulo, onde tudo e todos se encontram

Por Tatiana Spalic, associada do São Paulo Convention & Visitors Bureau. 

 

Eu digo que São Paulo é uma Caixinha de Pandora, a cada dia há uma nova surpresa na cidade, um novo restaurante, um novo point, uma nova exposição, um novo hotel e assim vai. É uma cidade que está 24 horas no ar, até mesmo na questão de restaurantes abertos.

 

São Paulo começou como uma pequena vila, aos pouco foi crescendo devido a influência dos imigrantes europeus, se tornou muito próspera durante o ciclo do café e depois com as novas tecnologias, não é à toa que a Bolsa de Valores, B3 se encontra nesta cidade, que hoje abriga em torno de 12 milhões de habitantes, ou 20 milhões com a Grande São Paulo. Sim, São Paulo tem o glamour da riqueza financeira, cultural, gastronômica, histórica.

 

É o lugar onde se pode comer todos os dias em diferentes restaurantes, botecos, bares e até na feira, com o famoso pastel acompanhado de um caldo de cana, os estrangeiros adoram. E que tal um restaurante tipicamente brasileiro, ou de cozinha internacional? Começar o dia com um café e pão de queijo nas várias cafeterias espalhadas pela cidade ou com um pingado e pão na chapa, com manteiga, em várias padarias, ou no final da tarde ir a um boteco, pedir alguma porção, uma caipirinha ou até uma cerveja gelada? E sem esquecer o famoso sanduiche de pernil ou mortadela e até o bolinho de bacalhau do Mercado Municipal de São Paulo, mais conhecido como Mercadão, e que ainda tem frutas maravilhosas!

 

São Paulo é a cidade que mais tem roteiros culturais, incluindo os cinemas, alguns até especializados só em filmes de arte europeus, indianos, iranianos, os teatros com suas peças ou musicais, shows, concertos, óperas. E a história da cidade, por começar no Centro Histórico, o Páteo do Colégio, onde há 469 anos, em 25 de janeiro de 1554 a cidade foi fundada por Padre José de Anchieta, com a primeira missa. A cidade tem este nome, São Paulo, pois neste dia a igreja católica comemora a conversão de Paulo de Tarso. Originalmente o nome da cidade era São Paulo de Piratininga, devido ao rio Piratininga que passava no local.

 

Hoje, São Paulo não é só o Centro Novo ou Centro Histórico, a cidade foi crescendo cada vez mais, e se estende por 1.521 km² , e há muito o que se visitar nesta extensão: parte histórica, centro novo, bairros tradicionais como Higienópolis, Santa Cecilia, novo point de restaurantes, Jardins e seu glamour com suas mansões, Parque do Ibirapuera, e arredores, Morumbi, até chegar na parte sul da cidade, onde se localiza a Represa do Guarapiranga, com os iate clubes, com os novos polos culturais e onde acontece um dos eventos esportivos mais importantes, a Formula 1.

 

E por falar em eventos esportivos, em São Paulo acontece a famosa Corrida de São Silvestre, no dia 31 de dezembro, outras corridas de ruas, maratonas e meia maratonas, algumas começando no famoso Estádio do Pacaembu, um dos marcos da cidade e da história do futebol ou mesmo em frente ao Obelisco do Ibirapuera. E por falar em futebol, é uma cidade muito rica nesta história, com muitos estádios de times famosos: Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Juventus, Portuguesa, além do Pacaembu.

 

E já que falamos das particularidades da cidade, não se pode esquecer o Beco do Batman, polo do grafite da cidade, e até conhecido mundialmente, com galerias de arte, fotografia, e que está aberto 24hs. E é uma cidade que abriga vários festivais do grafite, com artistas renomados e conhecidos no exterior. Hoje, é possível ver murais e grafites por toda a cidade.

 

Sobre as ruas de São Paulo, muitas são famosas, a Avenida Paulista, que já foi sede de várias mansões e hoje está repleta de prédios residenciais e comerciais, a Avenida São João, Avenida Ipiranga, em cuja esquina está o Bar Brahma, e como diz a música de Caetano Veloso: Alguma coisa acontece no meu coração, que só quando cruza a Ipiranga com a avenida São João.., Avenida São Luiz, nos anos 80 agências de viagens e companhias aéreas tinham seus escritórios nesta avenida, Rua Augusta, que muda de nome várias vezes, começando com Martins Fontes, passando por Augusta, e terminando como Avenida Europa, Avenida Brasil, que separa o bairro dos Jardins em Europa e América, começando na frente do Monumento das Bandeiras, é como se Victor Brecheret com este monumento, que é uma grande homenagem aos que ajudaram a construir a cidade, dissesse: vamos em direção ao interior, continuar com a expansão. E que a expansão continue por muito tempo!

 

São Paulo é de todos, é minha, sua, do visitante, do imigrante, e de todos aqueles que sabem que ela nunca vai parar. Parabéns São Paulo, o mundo se encontra aqui e que você continue crescendo e recebendo muitas novidades a cada que passa.