JavaScript está desativado. Algumas funcionalidades podem não funcionar corretamente.

Daniela Mayumi

15 maio 2025

Nenhum comentário

Início Associados

EmDiaCom Bares e Restaurantes destaca vantagens do Smart Sampa para a segurança da capital paulista, a criação do selo Made in SP

EmDiaCom Bares e Restaurantes destaca vantagens do Smart Sampa para a segurança da capital paulista, a criação do selo Made in SP

Proposta para ampliar o calendário de eventos da cidade com a criação da Semana dos Namorados para a comemoração

 

Ana Clemente veste blazer azul royal e blusa salão, está falando ao microfone em pé. Ao seu lado, também em pé, está o Toni Sando, vestindo uma camisa branca com detalhes em azul marinho e terno azul marinho. Ao fundo está uma prateleira com diversas garrafas e uma televisão projetando a programação do dia.

Ana Clemente (Setur SP) e Toni Sando (VSPCB)

“A proposta é unir os associados das entidades e mostrar o potencial da cidade para a realização de eventos e outras ações conjuntas”, informou o presidente executivo do Visite São Paulo Convention Bureau, Toni Sando, referindo-se ao propósito do EmDiaCom, realizado ontem (14/5), pelo VSPCB e Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Sando também apresentou rapidamente o selo do Made in SP, proposta conjunta com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo que será detalhada durante a 9ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo marcada para o dia 30 de maio.

Já Ana Clemente, coordenadora estadual de Turismo da Setur SP, disse que a “parceria com o VSPCB tem dado bons resultados e mais visibilidade ao Estado” e lembrou que a ideia é chancelar o Made in SP para fortalecer a cadeia envolvida na gastronomia, incentivando o consumo dos produtores locais. Ela destacou algumas das ações que a Setur SP vem realizando, como é o caso da criação da Rota do Café, Rota do Vinho e festivais gastronômicos que “atraem mais turistas para São Paulo”.

 

Leandro Souza, coordenador do programa Smart Sampa da Secretaria de Segurança Urbana da capital, palestrando ao lado do totem com a logo MADE IN SP e ao fundo uma prateleira com diversas garrafas de bebidas, com iluminação amarela.

Leandro Souza (Smart Sampa)

Outro assunto de interesse para os associados de ambas as entidades é a segurança pública, razão pela qual o Leandro Souza, coordenador do programa Smart Sampa da Secretaria de Segurança Urbana da capital, foi convidado para dar detalhes sobre o andamento do projeto. De acordo com ele, hoje são 20 mil câmeras espalhadas pela cidade. O Smart Sampa, que usa inteligência artificial para fazer reconhecimento facial, identificação de placas de veículos e cerca virtual para impedir invasões em áreas pré-determinadas, tem como principais objetivos utilizar as câmeras para prevenir e inibir crimes e proporcionar rápida respostas aos eventos ocorridos. Entre seus principais resultados, ressaltou os mais de 1,1 mil pessoas foram presas após terem sido reconhecidas pelas câmeras e cerca de 2,4 mil foram presos em flagrante.

 

 

Apresentação sobre nºs de São Paulo por Elenice Zaparoli e Kelly Oliveira

Elenice Zaparoli (VSPCB) e Kelly Oliveira (VSPCB)

Em seguida, as diretoras do VSPCB Elenice Zaparolli, da área de Eventos, e Kelly Oliveira, da área administrativa-financeira, apresentaram o calendário de eventos da entidade e as oportunidades que garantem ao segmento de bares e restaurantes. Depois de informar que, no ano passado, foram cadastrados mais de 5,3 mil eventos, salientaram que a expectativa para 2025 é que o número atinja 6 mil.

No ano passado, foram realizados 212 eventos em bares e restaurantes da cidade com a presença de mais de 175 mil pessoas. Desse total, 119 ocorreram na Faria Lima & Itaim e 61 no Centro, Zona Norte e Leste. Nos primeiros quatro meses desse ano, o total de eventos em bares e restaurantes chegou a 105 contra 57 no mesmo período de 2024.

Elas lembraram ainda que o Calendário de Eventos é um instrumento importante para o planejamento estratégico baseado no local onde se realizam, garante otimização de estoque e operação, além de permitir parcerias e ativações a partir dos próprios eventos.

 

Percival Maricato, veste terno preto com botões duplos dourados. Careca, com barba branca.

Percival Maricato (Abrasel)

O EmDiaCom foi encerrado com a apresentação do presidente de honra da Abrasel, Percival Maricato, que destacou o lançamento da Semana das Mães, “uma iniciativa para colaborar com quem não conseguiu celebrar na própria data, além de ajudar bares e restaurantes a atrair mais turistas.

A ideia partiu de um grupo criado na Abrasel que desenvolveu um plano anual, que, além da Semana das Mães, vai colocar em prática a Semana dos Namorados em todo o Brasil, a Semana do Aniversário de São Paulo e o Dezembro Iluminado. Maricato ressaltou que quer a colaboração de entidades como o VSPCB, Fiesp, Fecomércio e Cebrasse para dar andamento ao projeto.

Outra proposta destinada a ampliar o turismo e o fluxo de clientes nos bares e restaurantes é a implantação do horário de verão para promover happy hours a partir do primeiro dia da estação mais quente do ano.