Mais de 2.300 profissionais capacitados e cerca de 170 eventos nacionais e internacionais apoiados e captados para o Estado. Esses são apenas alguns dos indicadores do trabalho realizado no ano passado pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau, entidade privada com mais de 520 associados de 32 setores econômicos.
Criado há 40 anos com o objetivo de captar eventos nacionais e internacionais, capacitar profissionais e promover São Paulo por meio de ações de marketing, o SPCVB também “atua institucionalmente para fortalecer pautas essenciais para a manutenção e competitividade do setor”, como explica seu presidente executivo, Toni Sando.
No ano passado, a entidade garantiu mais de 1.700 leads gerados para atender demandas de entidades, instituições corporativas, promotores e organizadores de eventos para possível realização em São Paulo. Esses leads são também resultado de contatos feitos durante participação em eventos nacionais e internacionais, como a BTL Lisboa, ITB Berlim, IMEX Frankfurt, Fiexpo Panamá, Fitur Madri e Congresso Internacional da ICCA em Bangkok.
A área de eventos respondeu, no ano passado, pelo apoio e captação de 173 eventos nacionais e internacionais, entre os quais estão o RD Summit 2023, maior congresso de marketing, vendas e inovação da América Latina, 29º Congresso Brasileiro de Fruticultura e 1ª Feira Brasil Fruits Technology (esses dois, a serem realizados em 2025) e IWA World Water Congress and Exhibition 2030, maior evento de manejo de água do mundo que prevê a presença de 12 mil participantes.
Já a área de comunicação e promoção foi responsável pelo treinamento de 2,3 mil agentes de viagem nos vários road shows de apresentação do Estado, além de 600 leads para novos negócios gerados por meio de participação em feiras no País e fora dele. Outros indicadores desse setor revelam que a entidade encerrou 2023 com mais de 121 mil seguidores nas redes sociais e 1,7 milhão de acessos ao site www.visitesaopaulo.com.